Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
ANP divulga números preocupantes sobre qualidade – 02/07/11
 Os números de não-conformidades apresentados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, em seu boletim da qualidade do mês de maio, mostram um quadro preocupante com o crescimento de problemas relacionados tanto a registros como à qualidade dos óleos lubrificantes.

O Programa de Monitoramento da Qualidade dos Lubrificantes segue firme no controle dos óleos automotivos no mercado brasileiro, publicando os nomes dos produtos e das empresas em seu site www.anp.gov.br.

A principal preocupação está no crescimento das não-conformidades relativas à qualidade, que atingiu 22,6% contra 19.4% em abril. Desse percentual, mais da metade apresentou aditivação insuficiente ou simplesmente falta de aditivos, o que caracteriza um sério problema de qualidade, podendo configurar fraude. A viscosidade fora de especificação é outro ponto que preocupa, atingindo um terço das amostras que apresentaram não-conformidade quanto à qualidade.

O boletim do mês de maio apresentou um aumento substancial dos erros em registros de produtos, subindo dos 6,6% de abril, para 12,2%, sendo quase a totalidade dessas falhas relacionadas a produtos sem registro ou com registros desatualizados.

Os percentuais de não-conformidades de rótulo das amostras analisadas dos últimos três meses. Como pode ser observado, as informações obrigatórias nos rótulos dos produtos, conforme Resolução ANP n° 10/2007, apresentaram problemas em 15,7% das amostras analisadas em maio.


CFW Agência de Internet