Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
ANP tem novo diretor

ggO engenheiro José Gutman tomou posse. no último dia 27 de junho, como diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Gutman ocupava o cargo de superintendente de Participações Governamentais da ANP e é o primeiro funcionário concursado a chegar ao cargo de diretor da agência de petróleo e o terceiro entre todas as agências reguladoras.

A nomeação de Gutman foi feita pela presidente Dilma Roussef, no último dia 28 de maio, conforme publicado no Diário Oficial da União. O mandato terá duração de quatro anos. Ele foi aprovado pelo Senado com 50 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção.

Gutman, que está há quase 14 anos na agência, ingressou como temporário e passou ao quadro permanente por meio de concurso público, o primeiro realizado pela autarquia, em 2005.

 

O novo diretor da agência reguladora é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em direito pela Universidade Cândido Mendes. Possui ainda mestrado em Planejamento Energético (Coppe/UFRJ) e especialização em Economia da Regulação pelo Instituto de Economia da UFRJ.

Gutman disse que são muitos os desafios que a ANP tem pela frente. “A produção do Brasil vai mais que dobrar até o final da década, tem as rodadas de licitação, a ANP vem adquirindo, ao longo do tempo, várias atribuições, como a regulação da produção de etanol. Então, um dos desafios é adequar o quadro técnico da agência às atividades que são demandadas pelas nossas atribuições”.

Para o novo diretor da ANP, o fato de ser concursado fortalece os servidores. “A carreira é relativamente recente, o primeiro concurso, no qual eu entrei, é de 2005, embora eu já estivesse na ANP antes. Isso fortalece o quadro técnico, dá um incentivo, uma moral. Hoje já tem vários concursados que já assumem cargos de gestão, então é muito bom para a carreira”.

 

 


CFW Agência de Internet