Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
(11) 3207 0072
Elétricos invadem Salão de Genebra – 08/03/10

Fonte: Autonews

 Andando pelos corredores do Salão de Genebra (Suíça), que vai até o próximo dia 14, é possível ver modelos elétricos e híbridos na grande maioria dos estandes. Desde compactos a supesportivos, esses carros ecologicamente corretos parecem que vieram para ficar e deverão fazer parte da paisagem das grandes cidades muito em breve. No Brasil, um dos primeiros híbridos será o sedã de luxo Mercedes-Benz S400 Hybrid, que deve desembarcar em solo brasileiro até o fim do mês.

 Entre os pequenos, um dos destaques é o Honda EV-N. Trata-se de um veículo elétrico com visual retrô e motor alimentado por bateria de lítion-íon. O interior conta com bancos com tecidos que podem ser trocados, teto com captadores de luz solar, sistema de conexão com celular com controles nas portas, além da tecnologia HELLO, que permite que o EV-N troque informações com outros modelos da marca.

 Um dos lançamentos do salão é o Audi A1, modelo que será vendido no Brasil entre o fim do ano e o início de 2011. E a marca alemã já mostra sua versão elétrica, equipada com um pequeno motor a combustão de ciclo rotativo (Wankel), de 254 cc que funciona em conjunto com outro elétrico. Esse conjunto é bem compacto e leve (apenas 70 kg) e ajuda a reduzir peso, aumentando a eficiência do novo modelo da marca alemã.

 E no grupo dos supercarros elétricos o destaque é o sueco Koenigsegg Quant, que funciona com baterias recarregadas com ajuda de painéis solares e tem desempenho de tirar o fôlego. Equipado com dois motores elétricos, um em cada roda traseira, consegue atingir 273 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. Mais uma vez, o baixo peso é um dos segredos. Pesa apenas 1.769 por causa da estrutura de fibra de carbono, material leve e resistente bastante usado na Fórmula 1.