Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Novo veículo não tripulado irá monitorar óleo e gás pelos céus

A Santos Lab está lançando um novo tipo de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) que pode auxiliar a indústria de óleo e gás a fazer o monitoramento aéreo de suas operações. O Orbis, como é chamado, é o primeiro VANT do mundo capaz de decolar na vertical e transicionar (realizar a transição entre o voo na vertical, como o de helicópteros, para o voo na horizontal, como o de aviões) sem sofrer quedas, o que permite seu uso tanto em plantas onshore, como refinarias e terminais, quanto em unidades offshore, como sondas de perfuração e plataformas de produção.

 

A aeronave, que é feita de fibra de carbono e pesa cerca de 1,5 kg, foi totalmente desenvolvida por brasileiros e será uma das principais inovações apresentadas durante a maior feira de defesa e segurança da América Latina (LAAD), que ocorre entre os dias 9 e 12 de abril no Riocentro (RJ).

 

O Orbis pode ser utilizado para o monitoramento de segurança em unidades industriais e urbanas, além de ser uma ferramenta de grande uso para realizar o monitoramento ambiental no setor offshore. Devido a seu pioneirismo, ele é capaz de decolar de uma plataforma e a ela retornar sem a necessidade de terceiros para o lançamento ou para o pouso. Serve ao monitoramento de campos de exploração e produção, à detecção de manchas de óleo, e a todo tipo de monitoramento aéreo desejável, inclusive noturno, já que pode vir com câmera infravermelha.

 

“É uma tecnologia pioneira e brasileira. Nós pesquisamos muito, antes do desenvolvimento, e percebemos que nenhuma das empresas globais que atuam no nosso segmento conseguiu até hoje fazer um VANT deste tipo”, contou um dos sócios-diretores da Santos Lab, Gilberto Buffara.

 

De acordo com o outro sócio-diretor da empresa, Gabriel Klabin, que também é responsável pelo desenvolvimento dos VANTs da Santos Lab, a aeronave tem baixo custo de manutenção, além de utilizar baterias de lítio especiais como fonte de energia. As baterias são produzidas pela própria companhia.

 

A Santos Lab é a empresa brasileira mais tradicional na fabricação de Veículos Aéreos Não Tripulados, sendo que um de seus projetos, o Carcará, é o único VANT brasileiro em atuação à serviço das Forças Armadas Brasileiras (no caso o Pelotão Vant – PelVant – dos fuzileiros navais da Marinha). A empresa tem a Embraer como parceira no projeto Carcará, além de ter a Boeing como parceira em alguns projetos especiais.

 

Fonte: TNPetróleo


CFW Agência de Internet