Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Operadores acusam petrolíferas de manipular cotação do Brent

Quatro operadores seniores do mercado global de petróleo afirmam, num processo, que os preços de compra e venda de óleo cru são fixados — e acrescentam que têm como provar. Algumas das maiores companhias petrolíferas do mundo, inclusive BP, Statoil e Royal Dutch Shell, conspiraram com o Morgan Stanley e operadores de energia, como o Vitol Group, para manipular os preços spot (à vista) do Brent durante mais de uma década, acusam eles.

O Brent, parâmetro internacional da cotação do petróleo, é usado para dar preços a mais da metade do óleo negociado no mundo e ajuda a determinar para aonde seguem os custos de combustíveis, inclusive gasolina e óleo para calefação.

O caso, que se segue a pelo menos outros seis processos nos Estados Unidos sobre fixação de preços no mercado Brent, provê o que parece ser a mais detalhada descrição já apresentada sobre as manipulações e estabelece um possível mapa para as autoridades regulatórias que investigam o assunto.

Os operadores que levaram a questão à Justiça — entre eles, um ex-diretor da Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), um dos mercados onde os contratos futuros do Brent são negociados — alegam que pagaram preços “artificiais e anticompetitivos” nas operações. Eles também descrevem tentativas de manipulação dos preços do petróleo russo do Urals e citam ocasiões em que o spread entre o Brent e os graus de petróleo de Dubai foram manipulados.

 

Fonte: Bloomberg

O Globo Online

 

 


CFW Agência de Internet