Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Qualidade em baixa no mercado brasileiro – 19/05/2010
Fonte: Lubes em Foco
De acordo com o último boletim da qualidade dos lubrificantes liberado pela ANP, o nível de não-conformidade quanto à qualidade dos óleos automotivos volta a subir, em abril, atingindo o nível de 21,3% das amostras analisadas.

Desses, cerca de 35% foram identificados como estando sem aditivação e viscosidade fora da especificação.

O estudo da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP mostra ainda que os erros quanto ao registro dos produtos atingiu a 10,5% das amostras analisadas, sendo que em alguns casos os produtos não estavam nem registrados, outros estavam desatualizados e alguns registros foram cancelados. Os cancelados encontramse no grupo que não foram revalidados, ou ainda apresentam nível de desempenho abaixo da classificação API CF e SF, cuja comercialização está vedada desde maio de 2008. a ANP lembra que a relação dos produtos registrados na entidade poderá se acessada no endereço eletrônico http://www.anp.gov.br/?id=490.

Quanto às amostras com registros na ANP, foi verificado um crescimento contínuo das não-conformidades relativas aos rótulos das embalagens, chegando a 10,6%, no mês de abril. Os principais problemas observados foram em relação às informações obrigatórias, conforme a Resolução 10/2007, sendo os mais freqüentes a data de fabricação e o número do lote ausentes.

A relação completa dos produtos e empresas que apresentaram qualquer nãoconformidade pode ser encontrada no site da Agência, no setor de Qualidade.


CFW Agência de Internet