Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Simepetro participa de encontro do GMP no Ceará
Simepetro participa de encontro do GMP no Ceará

O Simepetro participou através do assessor técnico, Manoel Honorato, do primeiro Encontro Estadual sobre Logística Reversa de Óleos Lubrificantes – PNRS e Resolução Conama 362/05, realizado no Ceará. O evento foi promovido pelo CONPAM – Conselho de Gestão de Políticas e Meio Ambiente do Estado do Ceará, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC.

Participaram do evento a ANP, ABEMA, ANAMMA e os Sindicatos representativos da produção e distribuição de óleos lubrificantes acabados, reparação de veículos e coleta e rerrefino de óleo lubrificantes usado ou contaminado.

Estiveram presentes ao Encontro o Dr. Afonso Torquato Neto, vice Presidente do CONPAM, Marcos Augusto de Albuquerque, Diretor da FIEC e Presidente do Sindiverde e, demais autoridades, que enfatizaram a necessidade de se ampliar os atuais índices de coleta de óleo usado no estado.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre técnicos do SEMACE, CONPAM, SEUMA, Entidades privadas ligadas ao comércio e utilização de óleos lubrificantes. No evento, buscou-se difundir o princípio da logística reversa dos lubrificantes pós-consumo, e a necessidade de engajamento das autoridades municipais visando o atendimento das metas de coleta, fixadas pela Portaria Interministerial MMA/MME 59/2012.

A logística reversa dos lubrificantes, além de cumprir as normas ambientais, contribui para a redução da importação de petróleo leve utilizado pelas refinarias para produção de óleo básico de petróleo e, principal matéria prima do óleo lubrificante acabado, reduzindo a dependência das importações.

 

 


CFW Agência de Internet