Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Volks admite problema com óleo em motores 1.0 – 27/10/09

A Volkswagen admitiu nesta terça-feira (27) que os motores 1.0 do tipo VHT, implementados na gama da marca em março de 2008, podem apresentar problemas em seus componentes, confirmando reclamações de proprietários que acusaram ruídos estranhos durante o funcionamento de unidades de Gol, Voyage e Fox. De acordo com a fabricante, trata-se de um problema na lubrificação do bloco. No entanto, não será feito recall.

 
A Volks explicou que, ao lançar os motores VHT, com mais torque que a linha anterior, decidiu alterar as especificações do óleo usado no primeiro abastecimento, que é feito ainda na linha de produção. A intenção era melhorar o rendimento, mas — sempre de acordo com a Volks — em alguns casos pode ocorrer déficit na lubrificação de componentes do motor, causado pelo álcool usado como combustível. O principal sintoma são os ruídos anômalos já percebidos por alguns proprietários. A estimativa é de que um em cada mil blocos VHT 1.0 possa apresentar o problema.

Os donos de carros que suspeitem ser vítimas desse defeito devem procurar as concessionárias da Volks, onde serão feitos os reparos necessários, sem custo. Não haverá recall, diz a Volks, porque o defeito não oferece risco à segurança do usuário. As trocas do óleo de rodagem — aquela que é feita nas revisões ou pelo próprio cliente, num posto de abastecimento — devem ser realizadas normalmente, seguindo as especificações contidas no manual do carro.

A garantia de câmbio e motor dos carros afetados poderá ser estendida a quatro anos, contra os três originais. Também segundo a fabricante, os blocos 1.6 da gama VHT, que equipam versões de Gol, Voyage, Fox, além de Polo e Golf, não registraram nenhuma reclamação até o momento.

Considerando apenas as linhas Gol, Voyage e Fox, a Volkswagen comercializou um total de 792.076 unidades entre 2008 e 2009 (dados da Fenabrave até setembro/09).


CFW Agência de Internet