Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
ANP libera números de abril sobre qualidade – 31/05/11
Lubes em Foco
O Programa de Monitoramento da Qualidade dos Lubrificantes no Brasil detectou, no último mês de abril, 19,4% de não-conformidades de qualidade. Uma ligeira queda em relação a março, que apresentou 20,2%, mas ainda trazendo preocupação ao mercado. De acordo com o boletim da ANP, viscosidade fora da especificação e aditivaçáo são os maiores problemas encontrados.

Das amostras com problemas de qualidade, cerca de 30,7% apresentaram viscosidade fora de especificação, enquanto 12,9% foram não conformes com os limites de viscosidade a baixa temperatura (CCS). Ainda foram detectados 22,6% com aditivação insuficiente e 16,1% com ausência total de aditivos.

A viscosidade a baixa temperatura, medida pelo aparelho Cold Cranking Simulator – CCS, é o parâmetro fundamental para se identificar os óleos multiviscosos. A ausência ou insuficiência de aditivos no óleo lubrificante impede que o mesmo atenda às especificações de óleos automotivos mostradas nos rótulos dos produtos, podendo causar sérios danos aos veículos, pois não oferecem proteção contra desgaste, oxidação, formação de borra etc…

O estudo da ANP mostra ainda que as não conformidades relativas aos rótulos das embalagens continuam subindo, e atingiu 14,7% no mês de abril, contra 11,8% em março e 7,4% em fevereiro de 2011. Os principais problemas observados foram em relação às informações obrigatórias, conforme a Resolução 10/2007, sendo os mais freqüentes a data de fabricação e o número do lote ausentes.

Os erros quanto ao registro dos produtos diminuíram para 6,6% , sendo que em alguns casos os produtos não estavam nem registrados, outros estavam desatualizados.

A relação completa dos produtos e empresas que apresentaram qualquer nãoconformidade pode ser encontrada no site da Agência, no setor de Qualidade.


CFW Agência de Internet