A nova categoria API SN seguirá o mesmo padrão de evolução das categorias para veículos de passageiros e manterá os mesmos parâmetros da nova categoria ILSAC GF-5, com exceção dos testes de economia de combustível, pela sequência VID, e de desgaste medido pela sequência IIIGA. Também alguns testes de bancada foram retirados ou tiveram seus limites relaxados. Não há, por exemplo, limite máximo para o teor de Fósforo (embora haja um mínimo de 0,06%), e nenhum limite para Enxofre.
Há uma proposta de se criar uma categoria chamada API SN Resource Conserving, que substituirá o termos Fuel Economy, para óleos que favoreçam uma maior durabilidade do motor e maior proteção ao sistema de emissões. Essa categoria incluirá todos os requisitos da ILSAC GF-5, com exceção do teste TEOST 33 para depósitos a alta temperatura e o Índice de Gelificação para baixa temperatura.
Considerando que as novas categorias API SN e SN Resource Conserving sejam aprovadas rapidamente, o API já iniciará seus licenciamentos também em outubro de 2010. Entretano, os óleos que já atendem à SN deverão ser considerados como SM a partir de 1º de janeiro, uma vez que a nova categoria é compatível com os requerimentos da anterior.
Fonte – Lubes em Foco