Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Especificações das Graxas

ATT00135 – PDF Apresentação

 

O Simepetro participou no dia 29 de maio, através do assessor técnico, Manoel Honorato, da reunião do Grupo de Trabalho sobre Graxas (GT), ocorrida no Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP). Inicialmente foram discutidas as especificações de graxas para uso industrial, considerando as característica técnicas de aplicação sobre os segmentos de metal mecânica, siderurgia, cimenteira, alimentício, plásticos e agrícola.

Especificamente em relação às graxas do setor alimentício, o GT concluiu que seria interessante trazer um especialista sobre o tema, em função das inúmeras normas e órgãos que fiscalizam esse tipo de produto.

Para a próxima reunião, explica Honorato, será feita uma projeção do modelo de anexo III da Resolução 10/2007. “A proposta é que possamos avaliar as análises das graxas para uso industrial e comentarmos as especificações que já foram incluídas ou não no anexo, observando as aplicações e os produtos fabricados e comercializados. Desta forma faríamos a avaliação em conjunto da necessidade de alteração, levando em consideração as aplicações sugeridas”.

A reunião avaliou ainda as plantas de produção de graxas lubrificantes, considerando o anexo II POI 49, da Resolução 18/09. “Sabemos que caso a ANP resolva adotar uma Resolução para o segmento de produtores de graxa, ela deverá ter um formato semelhante ao que foi adotado na 18”.

Além das discussões a reunião contou ainda com palestra da GHS (Global Harmonization System), FISPQ e Rótulos aplicados a óleos lubrificantes, ministrada por Fabriciano Pinheiro-Diretor Técnico da Intertox. O PDF da palestra encontra-se no site do Simepetro.

 


CFW Agência de Internet