Março de 2012 foi um mês bastante positivo para a comercialização de óleos lubrificantes e graxas. A afirmação é do analista de mercado Ericsson Silveira. Com base em informações do Sindicom, o mês de março teve um incremento no volume de vendas fora do normal, 32,93%, ou 118.615 m³, contra 89.229 m³ de fevereiro de 2012.
Para o analista, a explicação pode estar no número de dias úteis do mês e na alta dos óleos básicos, prevista para abri, o que levou os clientes a anteciparem suas compras. No acumulado de janeiro a março/2012 em comparação com o mesmo período de 2011, o aumento foi de 7,26%.
Como existe uma nova alta de óleos básicos anunciada para maio / 2012, há a tendência do mercado continuar aquecido. “Pelos dados divulgados, se faz presente registrar a atuação da Ipiranga Produtos de Petróleo S/A, que manteve o 2º lugar de “marketshare” de lubrificantes – 18,17% e conquistou o 1º lugar no segmento de graxas – 22,94% – no somatório de lubrificantes + graxas – 18,35%”, ressalta.