Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Mercado brasileiro de lubrificantes cresce 5% em 2010 – 15/03/11

Lubes em Foco 

Atingindo a marca dos 2,277 milhões de metros cúbicos, o mercado brasileiro de óleos lubrificantes apresentou em 2010 um crescimento perto dos 5%, com algumas peculiaridades interessantes, como a elevação bastante significativa da participação das grandes empresas, filiadas ao Sindicom, e das importações de óleos básicos.

A estimativa mais precisa que se pode ter do mercado de lubrificantes no Brasil, para o ano de 2010, mostra que as empresas filiadas ao Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes – SINDICOM, atingiram uma participação da ordem de 85,5%, recuperando uma fatia de mercado que haviam perdido, nos últimos anos.

As importações de óleos básicos atingiram o número recorde de 638 mil metros cúbicos, não ficando alinhada com o menor crescimento do mercado de óleos acabados, indicando que os estoques ficaram altos no fim de 2010, passando para o início de 2011.

O mercado de graxas, por sua vez, apresentou crescimento de 6,6%, com a marca de 56 mil toneladas comercializadas.

Os números finais, bem como a participação de mercado das empresas, dados de importação e uma análise crítica do mercado brasileiro de lubrificantes estão apresentados na edição 22 da revista LUBES EM FOCO, e representa um extensiva pesquisa realizada junto aos órgãos governamentais responsáveis, empresas, sindicatos e agentes econômicos do setor.

A edição estará à disposição de seus assinantes e leitores em nas próximas semanas, e poderá ser consultada em breve pelo site www.lubes.com.br


CFW Agência de Internet