Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
“Operação Ouro Negro” reprova seis lotes de óleos lubrificantes e produtos de limpeza automotivos – 23/06/10

 Em operação especial realizada nesta segunda-feira (21/6), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, reprovou por erros quantitativos seis (10,34%), dos 58 lotes de óleos lubrificantes e produtos de limpeza automotivos verificados.

A “Operação Ouro Negro” encontrou irregularidades em óleos lubrificantes examinados nos laboratórios do Ipem-SP em Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São Paulo. Em São José dos Campos o erro foi encontrado em produto para limpeza de veículos. Em Bauru, São Carlos e São José do Rio Preto nenhuma irregularidade foi encontrada.

O superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, destaca o objetivo das ações especiais. “Essas operações são importantes porque visam defender o consumidor de erros na quantidade de produto, o que poderia prejudicar tanto o veículo quanto o bolso do proprietário”.

 

Em operação semelhante realizada em 2009, o Ipem-SP  analisou 62 lotes de óleos lubrificantes e três (6,9%) apresentaram erros na quantidade indicada.

Empresas autuadas devem retirar do ponto de venda os produtos irregulares e têm dez dias para apresentar defesa à Procuradoria Jurídica do Ipem, que definirá multa que varia de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.


CFW Agência de Internet