Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Petrobras encontra óleo leve na Bacia de Campos – 21/08/09
 
Márcio Rodrigues

A Petrobras anunciou ontem uma nova descoberta de petróleo de boa qualidade na Bacia de Campos, no projeto batizado provisoriamente de Aruanã. Localizado a 120 quilômetros do litoral de Cabo Frio, na região dos Lagos, o reser\\\’atório contém cerca de 280 milhões de barris de petróleo, segundo nota distribuída pela empresa. Trata-se da terceira importante descoberta de óleo leve em Campos, região tradicionalmente produtora de óleo pesado.

Acompanhiainformouque o projeto de desenvolvimento de Aruanã será apresentado em breve à Agência Nacional do Petróleo (ANP) e deve contribuir para o crescimento da produção nò curto prazo, uma vez que já existe infraestrutura de escoamento da produção. O reservatório de Aruanã foi

encontrado no bloco exploratório BM-C-36, arrematado pela estatal na sétima rodada delicitaçõesdaANPem2005.

O óleo encontrado tem 28° API (medida internacional de qualidade do petróleo), semelhante ao encontrado em Hi-pi, no pré-sal da Bacia de Santos — as novas reservas, porém, estão acima da camada desal.Segundoesta classificação, quanto mais próximo dos 50°, melhor a qualidade do óleo, por produzir mais derivados como áiesel e gasolina O petróleo de Marlim, maior campo produtor brasileiro, temgrauAPIemtomodos20.

A Petrobras já começou o desenvolvimento de reservas de óleo leve na Bacia de Campos, próximas aos campos Marlim Sul e Marlim Leste. No primeiro, perfurou dois poços batizados de Jurará e Muçuã, que encontraram reservas de 350milhões debarris.

 


CFW Agência de Internet