Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Preço alto do petróleo arrisca economia global, diz AIE

LONDRES – O economista-chefe da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, disse que a alta dos preços do petróleo tipo brent representa sérios riscos para a economia global.

“Os preços atuais são hoje um grande problema para a recuperação econômica mundial, em especial para a Europa, o elo mais fraco da economia global no momento”, comentou Birol à Dow Jones, às margens de uma conferência do setor na capital inglesa.

Birol também afirmou que os gastos com importação de petróleo e gás deverão alcançar cerca de 500 bilhões de euros (US$ 668 bilhões) este ano se os preços se mantiverem nesses níveis. “Isso significa um grande problema para a economia europeia e global.”

A IEA, que tem sede em Paris e representa os interesses dos grandes países consumidores de petróleo, reduziu na semana passada sua projeção para o consumo global de petróleo em 2013 ao reavaliar a velocidade do crescimento da demanda mundial. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), por outro lado, elevou sua previsão, citando sinais de melhora econômica. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Estadão.

 


CFW Agência de Internet