Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
produção de óleos básicos cresce 3% nos EUA – 16/03/12

 

Mesmo com interrupções nos abastecimentos e um fim de ano fraco, as refinarias americanas concluíram o ano passado com uma produção de cerca de 9,8 milhões de metros cúbicos de óleos básicos, representando um acréscimo de 3% com relação a 2012. Os naftênicos ficaram com mais de 18% desse mercado, representando um aumento na ordem de 7,6%.

Os dados da Energy Information Administration – EIA revelaram que 2011 foi um ótimo ano para o mercado de básicos nos Estados Unidos, pelo menos nos 9 primeiros meses e de acordo com fontes do setor, as margens foram excelentes e o mercado mostrou-se bastante animado.

As interrupções ocorridas nas refinarias, com mudanças físicas e de controle acionário e os problemas logísticos enfrentados não foram suficientes para desanimar o setor. De acordo com alguns produtores, foi um ano bastante desafiador e com muitas dificuldades.

A EIA também informou dados de importação e exportação do mercado americano, mostrando que foram exportados cerca de 4 milhões de metros cúbicos de básicos, perto de 40% da produção, o que poderia explicar, em parte, os ganhos do setor. Os tipos mais exportados foram os básicos naftênicos e de grupo II. Enquanto isso, as importações atingiram 1,6 milhões de metros cúbicos em 2011, representando um aumento de 4% em relação a 2010. Os maiores fornecedores foram a Coréia do Sul e o Canadá.

Fonte: Lubes em Foco


CFW Agência de Internet