Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Qualidade dos lubrificante melhora em outubro – 17/11/09

O Boletim Mensal do Monitoramento da Qualidade dos Lubrificantes emitido pela ANP mostra números animadores para o mês de outubro de 2009. As nãoconformidades quanto à qualidade chegaram a 13,8% das amostras analisadas, contra 22,4% no mês de agosto e 17,0% em setembro.

A avaliação da qualidade foi realizada somente nas amostras conformes em relação ao registro na ANP. Dessa forma, foram avaliadas 109 amostras, ou seja, 90,8% do total foram submetidas às análises físico-químicas para fins de verificação da conformidade quanto à qualidade, de acordo com a Resolução nº 10/2007.

Verificou-se que 9,2% das amostras apresentaram alguma irregularidade relacionada ao registro na ANP, sendo que 4 amostras não possuíam registro, 2 estavam com o registro desatualizado e 5 tiveram seus registros cancelados por não terem sido revalidados ou por terem nível de desempenho abaixo da classificação CF e SF, cuja comercialização está vedada desde o dia 7 de maio de 2008.

No mês de agosto, as irregularidades de registro representaram 11,7% e no mês de setembro haviam se elevado para 15,3%.

Quanto às não-conformidades relativas aos rótulos, foram observados problemas em apenas 3,7% das amostras analisadas em outubro, contra 10,2% em agosto e 14,0% em setembro. As irregularidades mais frequentes foram: lote e data de fabricação ausentes e número de registro errado.

Fonte: ANP


CFW Agência de Internet