Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Secretário Executivo do IBP tem festa de despedida

No dia 13 de dezembro, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, aconteceu a despedida de Álvaro Teixeira, após quase 20 anos à frente da Secretaria Executiva do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP. Ao evento compareceram cerca de 150 pessoas entre funcionários, amigos, e inúmeras personalidades do setor de petróleo.

 

O início do encontro foi marcado pela ilustre presença do presidente do Instituto, João Carlos de Luca, que fez uma homenagem ao engenheiro pelos excelentes serviços prestados não só ao Instituto, como também a toda a indústria do petróleo.

 

Discursaram na cerimônia, ressaltando a importância do trabalho e da personalidade do homenageado, o diretor geral da ONIP, Eloi Fernandez y Fernandez, representando as associações parceiras, o diretor da Petrobras, José Formigli, além da diretora do IBP, Cynthia Silveira e dos conselheiros do Instituto, Armando Guedes Coelho e Patrícia Pradal.

 

Trajetória profissional

 

Após quase 20 anos à frente da Secretaria-Executiva do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP, Álvaro Teixeira se despede da direção da entidade, mas não se afasta de sua história. O executivo tem uma vida profissional que praticamente se confunde com a evolução da indústria do petróleo no Brasil. Geólogo e Engenheiro, formado em 1957, prestou concurso para a PETROBRAS, onde trabalhou durante 36 anos, tendo atuado ativamente nos setores de Exploração e Produção desde seus primórdios. Viajou pelo mundo, morando no Oriente Médio e em vários países da América do Sul, quando chegou a diretor de E&P da BRASPETRO, o braço internacional da PETROBRAS, sempre dedicando sua competência e inteligência à indústria petrolífera e ao desenvolvimento energético do Brasil.

 

Sua trajetória no IBP, onde entrou como Secretário Executivo em 1994, foi marcada pela criação do mais importante fórum de E&P no Brasil, a Comissão de Regulamentação de E&P de Petróleo, reunindo praticamente todas as empresas operadoras atuantes no país, discutindo temas de extrema relevância como a regulação do setor, as melhores práticas, relacionamentos éticos e responsáveis, atuação consciente junto ao Meio Ambiente etc., apoiando-se em uma forte base técnica para suporte de suas ideias.

 

Álvaro Teixeira, que recentemente recebeu o prêmio Destaque do Ano de 2012, concedido pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – ASSESPRO, compartilha conosco, nessa entrevista exclusiva para LUBES EM FOCO, um pouco de sua história e de seus conhecimentos adquiridos ao longo dessas cinco décadas de dedicação.

 

 

 


CFW Agência de Internet