Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Voltamos aos 18% de não-conformidade quanto à qualidade – 02/02/12

Voltamos aos 18% de não-conformidades quanto à qualidade.

Quando se acreditava numa tendência de melhoria da qualidade dos lubrificantes, com quedas seguidas do percentual de não-conformidades quanto à qualidade dos produtos, o Boletim ANP, referente ao bimestre novembro/dezembro, veio mostrar que ainda existem problemas a serem resolvidos junto a algumas distribuidoras.

Os números mostram que, após uma queda para 16,3%, voltamos ao patamar de 18%, que já incomodava o mercado no bimestre julho/agosto. Segundo a Agência, as principais não-conformidades observadas referem-se às amostras com viscosidade fora da especificação, sem aditivação e aditivação insuficiente.

Das amostras que apresentaram problemas de qualidade, cerca de 54% não tinham aditivação ou essa era insuficiente para atender às especificações requeridas. 34,3% não confirmaram a viscosidade especificada e 3,7% tiveram suas viscosidades a baixa temperatura, medidas pelo teste CCS, fora de especificação. Ainda foram detectados 6,4% dos produtos automotivos analisados com presença de básicos naftênicos e, o que é mais grave, 0,9% com presença de extrato aromático.

A melhoria ficou por conta das não-conformidades nos rótulos, que atingiu a 13,6% contra 18,4% no bimestre anterior. Os principais problemas nesse quesito ainda continuam sendo a identificação e/ou ausência do lote e da data de fabricação, que chegam respectivamente a 19% cada um.

Os problemas com relação a registro de produtos subriram de 9,5% para 13.1% das amostras, e continuam basicamente a ser desatualização e/ou falta do registro. A listagem com todos os produtos e empresas que apresentaram não conformidades pode ser encontrada no site da ANP, em www.anp.gov.br/?id=624


CFW Agência de Internet