Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Volume de cheques sem fundos no semestre é o maior desde 2009

O volume de cheques devolvidos foi de 2,07% no país durante o primeiro semestre do ano. Foi o maior percentual para o período desde 2009, ano da crise econômica internacional, quando ficou em 2,30%.

No mês de junho, o índice de devoluções foi de 2,02%, percentual menor que os 2,20% de devoluções verificadas em maio último, e maior que o percentual de 1,93% registrado em junho do ano anterior.

Para os economistas da Serasa Experian, o aumento dos cheques sem fundos no primeiro semestre de 2012 mostra que o consumidor se endividou, ampliou seu comprometimento de renda e perdeu o controle também nas compras parceladas com cheques pré-datados.

“A evolução dos cheques sem fundos segue o comportamento da inadimplência total, que considera outras formas de parcelamento e financiamento”, diz a Serasa em nota.

Roraima foi o Estado com o maior volume de cheques sem fundos (15%) no semestre. São Paulo, por sua vez, foi o que apresentou o menor percentual (1,54%).

Entre as regiões, a Norte foi a que registrou o maior volume de devoluções, com 4,41%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,67%.

Fonte: Uol


CFW Agência de Internet