Simepetro - Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras, Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo
Instagram
Facebook
Linkedin
Workshop discute NBR 17505

No dia 3 de maio, a gerência de Normalização do Instituto Brasileiro de Petróleo Gás e Biocombustíveis (IPT), por intermédio da Comissão de Estudos de armazenamento e distribuição de Combustíveis realizou um workshop sobre a NBR 17 505. o objetivo do evento foi apresentar os conceitos que serão avaliados na apresentação das informações aos técnicos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O relator da NBR, Paulo de Tarso fez uma explanação sobre a interpretação da norma após a revisão. Foram abordados detalhes referentes aos lubrificantes, como as distâncias regulamentares das instalações, sistema de proteção contra incêndio, aspectos referentes aos cálculos da capacidade de contenção das bacias e da drenagem de águas oleosas, classificação de áreas e localização de equipamentos elétricos, equipamentos e acessórios dos tanques.
Os presentes aproveitaram a oportunidade para tirar duvidas tanto com os profissionais da ANP quanto com o relator da norma e também com os representantes do comitê de normas do IBP. Na oportunidade os técnicos alertaram que também está em fase de revisão a NBR 7821, que trata da construção de tanques para armazenar hidrocarboneto. “O Comitê de Estudos espera contar com a participação de todos na revisão”, disse o assessor técnico do Simepetro, Manoel Honorato, presente ao evento.

Segundo ele, o evento foi bastante positivo. “Todos os presentes que fazem parte da cadeia de produção de lubrificantes tiveram a oportunidade de se pronunciarem após o lançamento desta NBR 17505, da parte 1 até a 7, pois esta norma já está em vigência e impacta sensivelmente nosso segmento”.


CFW Agência de Internet